Conheça os alimentos com maior risco de contaminação por patógenos

Em foco

21/05/2016 - Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), anualmente 600 milhões de pessoas adoecem e 420 mil morrem por doenças de origem alimentar. Os vilões dessas doenças são bactérias, vírus, parasitas, toxinas, prions, agrotóxicos, produtos químicos e até metais pesados. Uelinton Pinto, pesquisador do Centro de Pesquisa em Alimentos (Food Research Center – FoRC), divide os alimentos com maior risco de contaminação por patógenos em três categorias: alimentos frescos de origem animal (carnes vermelhas, aves, pescados, ovos); alimentos frescos de origem vegetal (que podem carregar patógenos devido a circunstâncias como o contato com solo, ou o uso de água contaminada para irrigação, ou ainda por uma compostagem mal feita do esterco); e os alimentos manipulados (nos quais o risco maior recai sobre o manipulador e a superfície que ele utiliza).

“No caso dos alimentos frescos de origem animal, processos como a pasteurização, a esterilização, o uso de conservantes e o próprio cozimento eliminam os patógenos. Já no caso daqueles de origem vegetal, é preciso incentivar as boas práticas no campo, bem como a higienização correta em casa, que deve ser feita com o hipoclorito, seguida de enxágue em água potável”, lembra Uelinton.

Segundo ele, cabe muita atenção aos alimentos chamados minimamente processados (como aquelas saladas de fruta vendidas prontas nos supermercados, as frutas vendidas já descascadas ou as hortaliças já prontas para consumo). “Eles não passam por processos industriais de esterilização, mas apenas por um processo de higienização”, alerta. Portanto, cabe às empresas produtoras garantir a qualidade e segurança desses produtos.

Fique atento: O processo de compostagem, que transforma matéria orgânica (como fezes de animais) em adubo, é realizado com o intuito de matar os patógenos presentes no esterco. Mas, se a compostagem não for bem-feita, pode haver a contaminação do vegetal, especialmente daqueles que entram em contato direto com o solo, como o morango, por exemplo. Por isso a importância da correta higienização antes do consumo.

Saiba mais: 

Aquela salada pronta para o consumo está livre de micro-organismos patogênicos

O mercado de alimentos minimamente processados está em expansão no Brasil

Os principais causadores de doenças alimentares no Brasil

Existe risco de contrair doenças transmitidas por alimentos ao ingerir carnes e peixe crus

Imagem: Pixabay/atribuição não requerida

compartilhar

Comentários