Staphylococcus aureus
Encontrado em produtos de confeitaria, carnes e derivados, leite e derivados, e peixes. Tem como causas da contaminação: higiene deficiente dos manipuladores, que gera a contaminação do alimento com estirpe produtora de enterotoxina; cozimento ou aquecimento inadequado do produto, refrigeração inadequada dos alimentos, e manutenção do prato pronto por tempo e temperatura favoráveis ao crescimento e produção de toxina. Sintomas: diarreia, dores abdominais, náuseas, vômitos e desidratação.
Bacillus cereus
Encontrado em arroz, vegetais crus e cozidos, pratos com cereais como milho, produtos cárneos, pescado, massas, sopas, leite, pudins à base de amido etc. Tem como causas da contaminação: manutenção do prato pronto por tempo e temperatura favoráveis ao crescimento e produção de toxina. Sintomas: diarreia, dores abdominais, náuseas, vômitos e desidratação.
Salmonella
Encontrado principalmente ovos e produtos à base de ovos, carne de aves, carnes vermelhas, leite, entre outros. Tem como causas da contaminação: ingestão de alimentos contaminados, ingestão de carne e ovos mal cozidos ou mal passados, pratos à base de ovos, como maionese caseira, higienização insuficiente de frutas e verduras contaminadas. Sintomas: febre, diarreia, dores abdominais, náuseas, vômitos e desidratação
E. coli
Encontrado em água, carnes, alimentos lácteos, vegetais e legumes crus. Tem como causas da contaminação: consumo de água ou de alimentos contaminados com a bactéria. Sintomas: diarreia, dor ao evacuar, dores abdominais, vômitos, náuseas e desidratação. Alguns tipos de E. coli podem causar maiores danos com sangue nas fezes, insuficiência renal e outras complicações.
Comentários