Para ingerir 60 g de proteína podem ser consumidos 1 xicara de leite, 1 fatia de queijo, 1 concha de feijão, 1 bife e 1 filé frango ao longo do dia. Isso também já fornece cerca de 50 g de lipídios (gordura), mas sem contar o óleo e azeite utilizados no preparo das refeições, por isso, cuidado na preparação.
Preste atenção: apenas uma xícara de pipoca de micro-ondas já ultrapassa a quantidade de lipídios recomendada para uma dieta de 2000 kcal (8400 kJ), apesar de fornecer a quantidade adequada de fibra alimentar e boas quantidades de carboidratos e proteína. Por isso, não se entusiasme com o pote de pipoca quando estiver assistindo um filme. Um pacote ultrapassa, e muito, todas as suas necessidades de energia e nutrientes.
Assim como um pacote de biscoito recheado – já que consumir apenas dois biscoitos equivale a ingerir uma colher de sopa de óleo (imagine comer o pacote inteiro!). Por isso, procure ter uma alimentação variada, com porções moderadas ao longo do dia. E leia os rótulos.
Lembre-se: para ter uma alimentação equilibrada é preciso consumir pelo menos três porções de hortaliças (cruas e cozidas) e três porções de frutas todos os dias, o que garante a ingestão da quantidade de fibra alimentar necessária. E não se esqueça de beber água ao longo do dia.
Se quiser saber mais sobre a composição dos alimentos que consome, visite o site da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA).
Saiba mais:
Você sabe quanto tempo leva para gastar a energia dos alimentos que consome?
Descubra o que o corpo precisa para manter suas atividades
Fibras alimentares ajudam a manter o peso. Você sabe por quê?
Comentários