Depende da atividade que você está fazendo. Dormindo sempre vai levar muito mais tempo, mas se você é praticante de alguma luta ou joga futebol, por exemplo, certamente vai gastar bem mais rápido. Porém, também depende do que e de quanto você está comendo.
No quadro abaixo, você pode ter ideia de quanta energia se gasta em uma hora de algumas atividades e quanto tempo de atividade é necessário para gastar a energia de porções de alimentos que consumimos habitualmente. Exemplo de gasto energético de atividades (por 60 minutos) e tempo necessário de atividade para gastar a energia de algumas porções de alimentos e bebidas para uma pessoa de 70 kg aproximadamente.
Quer ter uma ideia de quanta energia você gasta em suas atividades, de acordo com seu peso? Calcule neste site: http://www.cdof.com.br/nutri1.htm
Quer saber quanta energia está disponível nos alimentos que você consome?
Entre na Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA) - http://www.intranet.fcf.usp.br/tabela/
Você pode digitar o nome do alimento em no sistema de busca ou entrar em "Composição centesimal" e procurar o alimento que interessa a você. Lá tem também informações sobre a quantidade de carboidratos, proteínas e lipídeos (gorduras).
Atenção: Só pode comer uma quantidade maior de alimentos quem faz atividade física ou trabalho mais desgastante. Quem trabalha sentado e não faz atividade física vigorosa precisa prestar atenção se está comendo somente o necessário para desenvolver suas atividades diárias.
Autoras: Profª Drª Mariza Landgraf e Drª Eliana Bistriche Giuntini
Comentários