Confira a quantidade de nutrientes que sua dieta deve conter

Você sabia?

A necessidade de energia de cada pessoa varia com sexo, idade, peso/altura, e a realização de atividades físicas (seja no dia-a-dia, no trabalho, ou com a prática de exercícios físicos). Pela legislação brasileira, as recomendações de energia e nutrientes apresentadas nos rótulos dos alimentos têm como referência 8.400 kJ ou 2000 kcal/dia. Isso geralmente é indicado para uma pessoa de tamanho mediano, com atividade física baixa, no caso de homens, e atividade moderada, no caso de mulheres. Nessas condições, é necessário ingerir diariamente, em média: 60 g de proteínas, 60 g de lipídios (gordura), 310 g de carboidratos e 25 g de fibra alimentar.
 
Para ingerir 60 g de proteína podem ser consumidos 1 xicara de leite, 1 fatia de queijo, 1 concha de feijão, 1 bife e 1 filé frango ao longo do dia. Isso também já fornece cerca de 50 g de lipídios (gordura), mas sem contar o óleo e azeite utilizados no preparo das refeições, por isso, cuidado na preparação. 

Abaixo estão listados alguns dos alimentos mais comumente consumidos, em medidas caseiras, para você poder avaliar como anda se alimentando. 

Tabela de macronutrientes de alguns alimentos

 
Preste atenção: apenas uma xícara de pipoca de micro-ondas já ultrapassa a quantidade de lipídios recomendada para uma dieta de 2000 kcal (8400 kJ), apesar de fornecer a quantidade adequada de fibra alimentar e boas quantidades de carboidratos e proteína. Por isso, não se entusiasme com o pote de pipoca quando estiver assistindo um filme. Um pacote ultrapassa, e muito, todas as suas necessidades de energia e nutrientes.

Assim como um pacote de biscoito recheado – já que consumir apenas dois biscoitos equivale a ingerir uma colher de sopa de óleo (imagine comer o pacote inteiro!). Por isso, procure ter uma alimentação variada, com porções moderadas ao longo do dia. E leia os rótulos.

Lembre-se: para ter uma alimentação equilibrada é preciso consumir pelo menos três porções de hortaliças (cruas e cozidas) e três porções de frutas todos os dias, o que garante a ingestão da quantidade de fibra alimentar necessária. E não se esqueça de beber água ao longo do dia.

Se quiser saber mais sobre a composição dos alimentos que consome, visite o site da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA).

Saiba mais:

Você sabe quanto tempo leva para gastar a energia dos alimentos que consome?

Descubra o que o corpo precisa para manter suas atividades

Fibras alimentares ajudam a manter o peso. Você sabe por quê?

compartilhar

Comentários