Vídeos apresentam boas práticas de manipulação de alimentos de forma simples e interessante

Produzidos por alunos do curso de nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP, os vídeos mostram os principais aspectos da legislação para orientar nutricionistas e consumidores.

Educomunicação

Você sabia que na cidade de São Paulo os funcionários de um restaurante não podem usar relógio, colar, anel nem ter a unha pintada quando lidam com a comida? Que é proibido varrer a seco o estabelecimento? Que o ovo frito não pode ter a gema mole? E que ventiladores não podem incidir diretamente sobre o alimento?

Essas são algumas exigências de boas práticas de manipulação de alimentos previstas na legislação do município e que são transmitidas de forma simples e interessante para os consumidores em dois vídeos produzidos por alunos do curso de nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FCF/USP). Os alunos também produziram outros três vídeos sobre a legislação, só que voltados para profissionais de nutrição.

Os cinco vídeos foram selecionados em um concurso realizado no âmbito da disciplina “Ferramentas da Qualidade para Inocuidade dos Alimentos” na graduação. Segundo o professor Prof. Uelinton Pinto, que coordenou a atividade, a proposta foi estimular os alunos a revisarem a legislação para produzirem vídeos com foco nesses dois públicos. “Foram produzidos 13 vídeos, sendo que cinco se destacaram por transmitir melhor os aspectos principais da legislação”, afirma.

“O estudo do assunto é importante porque, além da legislação federal, alguns estados e municípios brasileiros possuem regramentos próprios. No caso de São Paulo, por exemplo, a legislação é bem específica e rigorosa, e vem servindo como modelo.”


Assista os vídeos nesses links:

1. https://youtu.be/fpvQRIAIdTQ
2. https://youtu.be/7GmDYUVMW0U
3. https://youtu.be/WUHs1ojMF_c
4. https://youtu.be/dY79jq3MYFk
5. https://youtu.be/y2teYW5MVDU

Imagem: Pixabay/CC

compartilhar

Comentários