Quanto tem de açúcar naquela bolacha doce que eu adoro (ou seria biscoito)?

Nutrição na medida

Segundo pesquisadores do FoRC (Food Research Center), numa medida geral, comer duas bolachas ou biscoitos doces recheadas equivale a ingerir, pelo menos, uma colher de chá de  açúcar (5 g). Um pacote inteiro, normalmente com dez unidades, contém o equivalente a dez colheres de sopa de fontes de carboidratos (açúcar + amido). Apesar da praticidade na hora de fazer um lanchinho, o fato é que as bolachas ou biscoitos contêm quantidades exageradas de açúcar refinado. E o consumo exagerado de açúcar está relacionado à obesidade e ao diabetes. Além disso, a quantidade de carboidrato de um pacote de bolacha ou biscoito é equivalente a CINCO pães franceses. Você comeria cinco pãezinhos no seu lanchinho?


Os biscoitos são gostosos porque, além do açúcar, contêm bastante gordura, e consequentemente são ricos em energia, e esses são mais dois motivos para serem consumidos com muita moderação. Olhando o rótulo dá para ver que tem bastante gordura saturada, fornecendo uma quantidade alta para a porção recomendada (30 g). Essa gordura pode e deve ser consumida porque transporta algumas vitaminas (A, D, E, K) e ajuda a formar membranas de células, mas o EXCESSO pode provocar o acúmulo de colesterol ruim, o LDL, nos vasos sanguíneos. Além disso, a maioria das bolachas ou biscoitos contém gordura trans, associada a diversas doenças do coração. E mesmo quando o rótulo indica “zero gordura trans”, não se engane: isso se refere a uma porção de apenas dois biscoitos e meio.

O que nos leva a crer que o nome, aqui, não importa muito. Mas, a título de curiosidade, do ponto de vista etimológico, a palavra "biscoito" entrou primeiro na língua portuguesa, embora os dois termos sejam equivalentes no tocante à legislação e ao modo de produção desse alimento, largamente consumido no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados, cada brasileiro consumiu, em 2015, pouco mais de 6 quilos de biscoitos e/ou bolachas. Somos o quarto maior consumidor mundial, atrás de China, EUA e Índia.

 
Portanto, se quer um conselho, o ideal é variar no lanchinho. Bolacha e/ou biscoito devem ser consumidos com moderação e jamais devem se constituir a principal fonte de carboidratos de sua dieta. Muito menos da dieta das crianças.


compartilhar

Comentários