Pesquisadora do FoRC ministra curso em congresso internacional

No XX Congresso da Sociedade Latino-americano de Nutrição (SLAN), realizado em Cuenca, Equador, a nutricionista Kristy Soraya Coelho apresentou a metodologia para o cálculo da composição química de alimentos preparados.

Educomunicação

A nutricionista Kristy Soraya Coelho, pesquisadora do Centro de Pesquisas em Alimentos (Food Research Center — FoRC) esteve presente na vigésima edição do SLAN, o Congresso da Sociedade Latino-americano de Nutrição, realizado entre os dias 21 e 26 de outubro em Cuenca, no Equador, com a participação de mais de 800 especialistas. Coelho representou a BRASILFOODS (Rede Brasileira de Dados de Composição de Alimentos), que é presidida por Franco Lajolo, professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP e pesquisador do FoRC. A BRASILFOODS é um braço da LATINFOODS (Rede Latino-americana de Composição de Alimentos), ambas ligadas ao INFOODS (Rede Internacional de Composição de Alimentos) e a FAO.

A pesquisadora viajou com o intuito de difundir aos demais países latino-americanos a expertise utilizada para a produção de dados de preparações da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA). Para tanto, ministrou um curso prático sobre a metodologia de cálculos da composição química de preparações prontas para o consumo, que leva em consideração todas as alterações que ocorrem durante o preparo, como a retenção de nutrientes e a perda de gordura.

“Na oficina, abordei os métodos descritos no livro Metodologia para calcular a composição química de preparações a partir de receitas: Um guia prático, lançado em agosto, com base em diretrizes internacionais adaptadas à realidade brasileira. A ideia é estimular cada país a construir a sua própria tabela de composição de alimentos, incluindo dados de preparações regionais, pois a população não consume ingredientes, mas sim preparações prontas para consumo”, lembra Coelho. A padronização é uma iniciativa essencial para a harmonização das tabelas de composição de alimentos dos países integrantes da LATINFOODS.

“O mais interessante no curso é que nem todos os participantes eram filiados a LATINFOODS. Isso abriu uma oportunidade para que mais pesquisadores conhecessem o trabalham da Rede e possam contribuir com informações”, acrescenta.

Segundo a pesquisadora, no ano que vem deverá ser lançado o Portal LATINFOODS para agrupar as tabelas de composição de vários países que integram a rede. “Assim como a TBCA, o Portal trará dados sobre composição centesimal (umidade, proteínas, lipídios, carboidratos, fibra alimentar e cinzas, além de energia) e outros componentes, considerando tanto ingredientes crus como preparados, com o diferencial de abranger preparações e ingredientes típicos dos diferentes países da América Latina”, detalha a pesquisadora.

O projeto do Portal LATINFOODS foi apresentado em uma reunião extraordinária da LATINFOODS, que ocorreu no congresso com a participação de representantes de países como México, Guatemala, Chile, Costa Rica, Colômbia, Uruguai e Peru.

No congresso, Coelho também apresentou os resultados da continuação do projeto da ferramenta computacional NutriPersona, que usa técnica de inteligência artificial para elaboração de planos alimentares personalizados, considerando os ciclos de vida, recomendações nutricionais e presença ou não de doenças crônicas não-transmissíveis.

Para ampliar a adesão dos pesquisadores, seja de países membros ou não da LATINFOODS, pretende-se lançar uma versão em espanhol do livro e realizar mais cursos fora do Brasil em 2024. “As tabelas de composição de alimentos são a base para os estudos de consumo alimentar e prescrição dietética – uma ferramenta importante não só para o trabalho de nutricionistas. Portanto, o uso de metodologias mais adequadas e padronizadas nesses projetos é um trabalho relevante e necessário”, finaliza.

compartilhar

Comentários