25/06/2020 - Pesquisadores do Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC) desenvolveram um projeto para avaliar o alcance e a adesão da população às medidas propostas para prevenção e controle da COVID-19 em relação aos alimentos e à proteção individual. Para isso, os cientistas lançaram um questionário e buscam 3 mil voluntários para contribuir com a pesquisa. O projeto, intitulado “Avaliação da eficácia e melhoria da comunicação de risco na prevenção da COVID-19: papel dos alimentos e da proteção individual”, é coordenado por Uelinton Manoel Pinto, pesquisador do FoRC e professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP.
Para participar, basta ter mais de 18 anos e residir no Brasil. O questionário dura cerca de 10 minutos e é dividido em três categorias. Os dados coletados serão utilizados unicamente para fins científicos. As informações pessoais serão tratadas de forma sigilosa e anônima. Além disso, nenhum dado pessoal será divulgado a terceiros. A pesquisa envolverá questões relacionadas aos hábitos de higiene pessoal, higiene do ambiente e dos alimentos e embalagens. Também há perguntas sobre quais medidas a pessoa está adotando para se prevenir a COVID-19, como se informa sobre o tema e se tem ou teve casos suspeitos da doença na família ou no círculo social.
Por que participar? – Segundo o coordenador, a intenção do projeto é descobrir as lacunas que existem na comunicação de risco sobre o coronavírus e quais são as possíveis falhas que a população está cometendo no dia a dia. A partir das respostas, que devem incluir indivíduos de todo o Brasil, de diferentes faixas etárias e condições socioeconômicas, será possível pensar em novas estratégias para ampliar o acesso a essas informações. Isso servirá para incentivar mais pessoas a seguirem as medidas preventivas, contribuindo para o controle da COVID-19 e de outras síndromes respiratórias.
No final do questionário, o participante pode escolher deixar seu e-mail para receber os resultados obtidos na pesquisa e um material informativo sobre práticas de higiene, manipulação e armazenamento de alimentos.
A pesquisa conta com a colaboração de outras instituições, como o Instituto de Psicologia da USP, Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp, The State University of New Jersey (EUA) e University of Guelph (Canadá).
Acesse aqui o questionário.
Comentários