Os aditivos alimentares têm um sistema de numeração internacional

Séries especiais

Você sabe o que são aquelas três letrinhas – INS – acompanhadas por um número, que aparecem nos rótulos de alguns alimentos? Trata-se de uma referência ao International Numbering System (Sistema Internacional de Numeração de Aditivos Alimentares), elaborado pelo Comitê sobre Aditivos Alimentares (CCFA) do Codex Alimentarius. Ele estabelece um sistema numérico internacional de identificação dos aditivos alimentares nas listas de ingredientes de alimentos industrializados. É uma alternativa à declaração do nome específico do aditivo, ou seja: é possível substituir o nome pelo código, nos rótulos dos alimentos.

O INS não pressupõe uma aprovação toxicológica da substância pelo Codex Alimentarius; apenas substitui o nome do aditivo. A aprovação é atribuição dos organismos de saúde e vigilância sanitária de cada País, após o exame dos resultados das avaliações toxicológicas necessárias. No Brasil a aprovação é responsabilidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), órgão do Ministério da Saúde.

Há situações em que o nome do aditivo não pode ser substituído pelo INS. É o caso do corante tartrazina (INS 102) cujo nome deve ser declarado por extenso. De acordo com estudos recentes, a tartrazina está relacionada à ocorrência de diversas reações, que incluem urticária e angioedema (alergia bastante semelhante à urticária).

Saiba mais:

O que são aditivos alimentares e para que servem  

compartilhar

Comentários