Pesquisadora do FoRC é finalista em premiação em Conferência internacional sobre base de dados de composição de alimentos

Durante a National Nutrient Databank Conference, Kristy Soraya Coelho apresentou o projeto de um software inteligente para o planejamento de cardápios personalizados para pacientes.

Educomunicação

23/12/2020 - A nutricionista Kristy Soraya Coelho, pesquisadora do Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC – Food Research Center) ficou entre os quatro finalistas (sendo 3 norte-americanos) do Prêmio para Novos Pesquisadores da 41ª edição da National Nutrient Databank Conference (NNDC), que ocorreu online entre 16 e 18 de novembro e contou com 33 participantes. A vencedora foi a americana Elizabeth Chin, do Agricultural Research Service - U.S. Department of Agriculture. O objetivo desse prêmio é reconhecer pesquisadores que contribuíram para o campo de composição de alimentos e discutir suas aplicações. 

A nutricionista do FoRC apresentou resultados de sua pesquisa de doutorado, que segue em andamento em seu pós-doutorado. O trabalho utiliza a Base de dados de Avaliação da Ingestão de Nutrientes da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA BD-AIN) para desenvolver uma ferramenta computacional para a elaboração de planos alimentares personalizados. Em sua tese, a pesquisadora analisou a aplicação da ferramenta em pacientes saudáveis para validar a técnica. Atualmente, ela trabalha com ciclos de vida – crianças, gestantes e idosos – e pretende incluir algumas doenças e atletas no estudo.

Kristy Coelho já havia apresentado alguns dados de sua pesquisa em outro evento internacional, a 12ª Conferência do IFDC (International Food Data Conference), realizada em Buenos Aires em 2017. Na ocasião, seu pôster “Brazilian Food Composition Table (TBCA): new version and application in computational tools” foi selecionado como o melhor entre 90 trabalhos.

Sobre a NNDC – Criada em 1976, a National Nutrient Databank Conference é uma conferência norte-americana que acontece a cada dois anos para promover a comunicação entre geradores e usuários de banco de dados de composição de alimentos. Podem participar pesquisadores da academia, da indústria de alimentos, governo e outros interessados. No evento, são oferecidos três prêmios: Prêmio de Reconhecimento NNDC, Prêmio para Novos Pesquisadores e Prêmio para Estudantes. A categoria de novos pesquisadores concede 1.000 dólares ao vencedor e 150 dólares aos outros três finalistas.

compartilhar

Comentários