Não existe comprovação científica de que uma dieta sem glúten pode fazer você emagrecer

Você sabia?

De acordo com a farmacêutica Rhaisa Azevedo, que abordou o tema em um trabalho orientado por Eduardo Purgatto, professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP e pesquisador do Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC - Food Research Center), não há evidências científicas suficientes para comprovar que a exclusão do glúten da alimentação auxilia na perda de peso em indivíduos saudáveis.

Ao perceber que, nos últimos anos, as pessoas preocupadas com a aparência e a saúde vinham aderindo a dietas glúten free – geralmente publicadas por revistas dedicadas à beleza e saúde, ou mesmo por blogueiras fitness e afins – Rhaisa decidiu comparar o conteúdo da mídia leiga com aquilo que diz a comunidade científica na pesquisa “Dietas Gluten Free para Indivíduos Saudáveis: Análise das Informações Difundidas pela Mídia Leiga”.

“Concluí que a maior parte das informações veiculadas pela mídia leiga estimula as pessoas a aderir à dieta gluten free sem acompanhamento de um profissional. Elas não dizem textualmente ‘corte o glúten’, mas sugerem que a pessoa escolha uma dieta em que ele não esteja presente”, explica a pesquisadora.

Para chegar a essa conclusão, Rhaisa realizou um levantamento bibliográfico das principais fontes de informação não científicas – tais como revistas, blogs e páginas da internet relacionadas com dieta e nutrição – publicadas nos últimos três anos. Essas fontes foram escolhidas com base no número de leitores, priorizando aquelas com maior número. Foram selecionados, no total, seis blogs/páginas da internet, além de matérias publicadas em seis revistas distintas, sendo duas de conteúdo relacionado à nutrição e atividade física e quatro de conteúdo mais abrangente.


Mas, se não há comprovação científica sobre o papel do glúten na redução de peso, por que as pessoas conectam diretamente uma dieta sem glúten ao emagrecimento? “O que acontece é que, quando tiram o glúten da dieta, elas acabam retirando da sua alimentação vários alimentos como pães, bolos, biscoitos, macarrão, pizzas, que podem ter alta densidade energética, e geralmente são consumidos em grande quantidade. Sem esses alimentos, passam a consumir mais frutas, peixes, vegetais, arroz integral e outros, que são menos calóricos. É isso que faz com que percam peso.”

A pesquisadora alerta que a adesão a dietas glúten free, sem o devido acompanhamento nutricional, poderia causar uma série de danos à saúde se houver falta de equilíbrio e adequação dos nutrientes. “Algumas substituições do glúten por outros alimentos podem até resultar em um emagrecimento rápido, porém não de forma saudável”, diz. 

Saiba mais:

Há diferentes doenças ligadas direta ou indiretamente ao consumo de glúten




compartilhar

Comentários