Não é necessário lavar os ovos antes de guardá-los na geladeira

Você sabia?

Segundo Uelinton Pinto, professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP e pesquisador do Centro de Pesquisa em Alimentos (Food Research Center – FoRC), não é preciso lavar os ovos antes de colocá-los na geladeira porque eles já vêm com uma película natural que protege o interior do produto contra a invasão de micro-organismos. “Quando você lava o ovo, pode retirar essa película natural da casca. Além disso, a água pode empurrar as bactérias que estão na casca para o interior do ovo”, alerta. “Se quiser lavar, pode fazê-lo imediatamente antes do consumo, e logo em seguida prepará-lo. Tem até quem use água sanitária, mas não é preciso”, acrescenta.

Nos Estados Unidos, os produtores higienizam os ovos antes de serem colocados à venda. Porém, os ovos vendidos naquele país são comercializados refrigerados, justamente para evitar a multiplicação microbiana. Na Europa essa prática não é adotada. No Brasil não há uma legislação que obrigue produtores ou comerciantes a higienizarem o produto, mas há estabelecimentos que lavam os ovos antes de vendê-los, já que muitos consumidores tendem a rejeitar o produto se constatarem sujeira na casca. Alguns produtores, além de lavar os ovos, aplicam uma película artificial para manter a proteção.

De qualquer forma, o ideal é, ao adquirir os ovos, mantê-los na geladeira para melhor conservar o produto, e evitar consumi-los crus ou malcozidos. O aquecimento correto elimina as bactérias patogênicas que porventura contaminem o produto.

Na hipótese do consumidor adquirir os ovos diretamente do produtor, e caso eles contenham excesso de sujeira, penas de aves e afins, o pesquisador aconselha que se retire o excesso com um papel descartável (papel toalha ou guardanapo) antes de guardá-los na geladeira. 

Saiba mais: 

Alimentos refrigerados devem ser conservados em uma temperatura máxima de 5º

compartilhar

Comentários