O programa Globo Repórter abordou a produção de queijos artesanais brasileiros na edição que foi ao ar nesta sexta-feira (13/04), e o Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC – Food Research Center) foi um dos consultados pela equipe de produção para falar sobre o tema. O programa é semanal e vai ao ar pela Rede Globo de Televisão.
O pesquisador do FoRC, Uelinton Pinto, professor do Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF-USP), concedeu entrevista para o programa. Ele abordou o papel das bactérias presentes nos queijos na constituição do sabor e do aroma dos produtos. O FoRC tem pesquisas sobre o tema. Ele também falou sobre aspectos relacionados à segurança para o consumidor em relação a esses queijos, pois um dos interesses da reportagem era justamente saber se existem e quais seriam os riscos associados ao seu consumo, dada a existência dessas bactérias.
Além da entrevista, a equipe filmou o trabalho de alunos em laboratório do FoRC – um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Uma das suas missões é justamente promover a difusão do conhecimento científico produzido pelo primeiro centro de pesquisa brasileiro de caráter multidisciplinar focado em alimentos e nutrição.
Confira o programa no site do G1 - https://glo.bo/2H2Cukc
Comentários