FoRC e Fundação Salvador Arena firmam parceria

Da esquerda para a direita, Regina Helena Giannotti e Márcia Edilamar Pulzatto, ambas da Fundação, e a diretora do FoRC, Bernadette de Melo Franco durante assinatura da parceria

Educomunicação

O Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC - Food Research Center) formalizou uma parceria com a Fundação Salvador Arena com o objetivo de difundir conhecimento científico sobre alimentos e nutrição para alunos, professores, funcionários e famílias atendidas pela Fundação, que fica em São Bernardo do Campo, Região Metropolitana de São Paulo. O convênio tem duração de cinco anos e não envolve recursos financeiros, mas compartilhamento de conhecimento por meio de diversas ações, como palestras, visitas técnicas e outras iniciativas que estão em planejamento. 

A Fundação Salvador Arena é uma entidade sem fins lucrativos, idealizada pelo engenheiro Salvador Arena, proprietário da Termomecanica São Paulo S.A. Antes de morrer, em 1998, o empresário criou a Fundação, tornando-a herdeira universal de todo o seu patrimônio, cujos recursos são investidos em ações educacionais e sociais. A Fundação mantém o Colégio Termomecanica, voltado para o ensino fundamental e médio, e a Faculdade de Tecnologia Termomecanica (FTT), que oferece, entre seus cursos de nível superior, o de Engenharia de Alimentos.

Segundo a diretora do FoRC, professora Bernadette Dora Gombossy de Melo Franco, a iniciativa está alinhada com uma das missões do FoRC, que é promover a difusão do conhecimento científico de seus pesquisadores para a sociedade. “Não queremos fazer um trabalho aleatório, mas buscar exercer essa atividade de forma organizada e estruturada, interagindo com diversos públicos e podendo mensurar os resultados dessa interação. A parceria com a Fundação nos proporcionará isso”, destaca.

Um dos coordenadores de Educação e Difusão do FoRC, professor Eduardo Purgatto, lembra da experiência bem-sucedida feita no início do ano quando pesquisadores do FoRC ministraram um ciclo de palestras sobre diversos mitos e verdades em alimentos para um grupo de 60 pais de alunos do Colégio Termomecanica. “Nós aferimos o quanto o público assimilou os conhecimentos apresentados no evento aplicando questionários antes e depois das palestras. Na média, o índice de acerto, para as mesmas questões, passou de 29% para 82% no final do evento”, conta. “Foi interessante porque pudemos verificar em qual dos temas apresentados havia maior desconhecimento”, acrescenta.

Segundo Regina Helena Giannotti, diretora acadêmica da FTT, as possibilidades de trabalho conjunto são imensas. “Essa parceria estabelece um canal de vazão para o conhecimento que o FoRC produz com suas pesquisas, mas podemos pensar em muito mais do que essa troca”, ressalta. A coordenadora do curso de Engenharia de Alimentos, Márcia Edilamar Pulzatto, acrescenta: “Vamos trabalhar com diversos públicos: alunos do ensino fundamental ao superior, professores, funcionários e familiares. Tenho certeza de que será um aprendizado para todos.”

Próximos passos – O plano de trabalho já foi elaborado e prevê a realização de seis jornadas científicas temáticas anuais, cujos temas e formatos serão definidos em breve. Os participantes de cada jornada serão selecionados e indicados pela Fundação. Uma reunião inicial de trabalho foi realizada entre as representantes da Fundação e um grupo de pesquisadores e pós-graduandos do FoRC na última quinta-feira (16/11), na sede do FoRC, na Cidade Universitária (USP), em São Paulo.

Nela foi definida a realização de uma visita da equipe do FoRC às instalações da Fundação Salvador Arena, programada para dia 1º de dezembro. Nessa mesma reunião, a professora Carmen Cecilia Tadini, vice-diretora e coordenadora de Transferência de Tecnologia do FoRC, sugeriu que a Fundação estruturasse um programa de pré-iniciação científica para os alunos do colégio, nos moldes do Pré-IC da USP. A ideia é que os pesquisadores do FoRC atuem como orientadores dos estudantes participantes.

Imagem: Divulgação

compartilhar

Comentários