Estudantes do Instituto Mauá de Tecnologia visitam laboratório da Poli-USP

Alunos do curso de Engenharia de Alimentos assistiram palestra sobre pesquisas na área de aquecimento por micro-ondas. A Mauá também participa do FoRC.

Educomunicação

Um grupo de alunos do quarto ano do curso de graduação de Engenharia de Alimentos do Instituto Mauá de Tecnologia visitou na última sexta-feira (09/09) o Laboratório de Engenharia de Alimentos (LEA), do Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Tanto a instituição de ensino quanto o laboratório integram o Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC - Food Research Center). Ao final da visita também houve uma conversa inicial para novos trabalhos de pesquisa em conjunto entre o a equipe do LEA e da Mauá.

Visita alunos Maua

Os cerca de 15 estudantes foram recebidos pelo professor da Poli, Jorge Andrey Wilhelms Gut, um dos coordenadores do LEA, e acompanhados por duas docentes da Mauá, as professoras Tatiana Guinoza Matuda Masaoka e Luciane Franquelin Gomes de Souza. Na disciplina “Operações Unitárias” ministrada no instituto, os alunos aprenderam sobre aquecimento por micro-ondas, justamente a linha de pesquisa do professor Gut no FoRC. Ambas as docentes já conheciam o trabalho de pesquisa do LEA: Tatiana fez doutorado na Engenharia Química na USP, e o professor Gut participou da banca de defesa de doutorado da professora Luciane na Unicamp.

A visita começou às 14h, com uma palestra do professor Gut sobre “Processamento de alimentos líquidos usando tecnologia de micro-ondas focalizadas”. Ele falou sobre linhas pesquisas que estão sendo desenvolvidas em aquecimento por micro-ondas, quais os desafios, destacou as publicações científicas e deu exemplos de pesquisas que os pós-graduandos do laboratório estão trabalhando.

Na palestra, ele também explicou como o LEA se insere dentro da Poli, e também dentro do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Alimentos e Nutrição da USP (NAPAN) e do FoRC. Depois, com auxílio do doutor Rodrigo Nunes Cavalcanti, bolsista pós-doc do FoRC, fizeram uma visita ao laboratório para conhecer os equipamentos analíticos e de processamento, como, por exemplo, os pasteurizadores convencional e por micro-ondas, o mini reator de micro-ondas, o analisador de propriedades dielétricas, a padaria piloto, entre outros. Ao final, ele convidou os alunos a participarem do processo de seleção e cursarem a pós-graduação no Departamento de Engenharia Química da Poli.

“Quando a professora Tatiana entrou em contato conosco, ela explicou que o objetivo da visita era conhecer as atividades de pesquisa em aquecimento por micro-ondas, pois os estudantes já tinham tido aulas sobre o conteúdo”, afirmou o professor Gut. “Eles foram muito ativos, fizeram muitas perguntas sobre questões fundamentais e conceituais, e também sobre aplicações da pesquisa. Foi uma visita bastante proveitosa”, avaliou.

compartilhar

Comentários